Críticas às fake news e comparação com Bolsonaro durante tragédia no Rio Grande do Sul
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou preocupação com a disseminação de notícias falsas em relação às medidas impostas pelo governo federal e outras entidades para lidar com as inundações no Rio Grande do Sul.
- Em entrevista concedida a um grupo de rádios, Lula aproveitou para destacar a diferença de postura em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, mencionando sua atitude durante as enchentes na Bahia em 2022, quando Bolsonaro foi visto passando de jet ski em Fernando de Noronha .
Entrevista a sete rádios nacionais em edição especial de programa governamental
- A entrevista foi concedida a sete rádios nacionais, incluindo Gaúcha (RS), Banda B (PR), Itatiaia (MG), Nova Brasil (SP), entre outras, em uma edição especial do programa "Bom dia, presidente", uma versão do programa governamental "Bom dia, ministro".
Resposta do Planalto e esclarecimento sobre substituição de programa
- O Palácio do Planalto destacou que esta edição especial não substitui a antiga live "Café com o presidente", que foi interrompida devido à baixa audiência.
- A Secretaria de Comunicação Social da Presidência esclareceu que a iniciativa foi uma forma de prestar informações sobre as ações do governo em meio à crise no Rio Grande do Sul.
Situação preocupante no Rio Grande do Sul
- O estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma crise causada por fortes chuvas, que já resultou em 90 mortes e deixou 132 pessoas desaparecidas e 361 feridas.
- A capital, Porto Alegre, e várias outras cidades estão inundadas, com milhares de desabrigados e desalojados.
Projeto de decreto legislativo para reflexão do estado de calamidade pública
- Lula invejou ao Congresso um projeto de decreto legislativo para refletir o estado de calamidade pública em parte do território nacional, facilitando a liberação de verbas para o estado.
- A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e aguarda votação no Senado, o que abrirá caminho para o auxílio financeiro e a recuperação do Rio Grande do Sul.
Em meio à crise humanitária no Rio Grande do Sul, a atenção se volta não apenas para as ações emergenciais, mas também para o combate à desinformação, ressaltando a importância da transparência e do apoio governamental em momentos de crise.